quarta-feira, março 15, 2006

Bastidores : Terror no Gelo (1x07: Ice)

Existem algumas semelhanças entre este episódio e A Coisa (The Thing), assim como o conto de John W. Campbell, Jr., "Who Goes There?", em que A Coisa foi baseada, visto que Terror no Gelo isola os personagens, em um espaço confinado, juntamente com um assassino, que pode ser um qualquer deles. No entanto, a idéia para este episódio na verdade só se desenvolveu quando Glen Morgan leu um artigo na revista Science News, sobre "uns caras na Groenlândia que desenterraram alguma coisa de 250 mil anos de idade, que estava debaixo do gelo". Para dar ao FBI um motivo para envolver-se na investigação, o ponto da descoberta foi mudado para o Alaska.

O episódio acabou sendo o ponto alto da carreira de Toby Lindala, especialista em efeitos especiais de maquiagem, que recebeu esta importante responsabilidade no programa e acabou sendo contratado como supervisor geral de efeitos especiais de maquiagem da série. Lindala lembra-se de ter suado muito durante o processo de criação, quando vivia rasgando a prótese que usava para criar o efeito de verme movendo-se por baixo da pessoa. "As mãos dele tremiam com vara verde, e ele ficou muito nervoso", recorda Morgan.

O verme espacial ainda é um dos maiores sucessos na categoria de cenas demoradas, em parte porque os produtores conseguiram fazer uma coisa que não acreditavam ser possível. Morgan admite que o plano original era deixar que uma das cenas envolvendo a criatura fosse um pouco longa - cerca de quatro segundos - "imaginando que o departamento de padrões e práticas da Fox a acabaria cortando, mas eles nem tocaram na cena".

Blue, a mestiça de collie de David Duchovny, é filhote da cachorrinha mostrada neste episódio.

Nenhum comentário: