quarta-feira, agosto 16, 2006

Cachorro-quente pode causar mutações genéticas

SÃO PAULO - Um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, afirma que a salsicha do cachorro-quente teria um componente capaz de criar genes mutantes que podem apresentar riscos de desenvolvimento de câncer. As informações são da LiveScience.com.

O pesquisador Sidney Mirvish e outros cientistas resolveram pesquisar o lanche porque antigos estudos o ligavam ao desenvolvimento de câncer de cólon.

De acordo com os cientistas, a salsicha é preservada com nitrato de sódio, que é o maior causador de câncer em animais de laboratório. Foram encontrados até 240 variações desses químicos nas marcas de salsichas estudadas.

Mirvish diz que não dirá para as pessoas não comerem cachorro-quente, mas que sua próxima pesquisa consiste em alimentar ratos de laboratórios com salsicha para descobrir se eles desenvolvem câncer de cólon.

O cientista ainda diz que essas condições não devem ser limitadas apenas ao cachorro-quente. Isso pode ocorrer com outros alimentos como, por exemplo, peixes salgados e secos (como bacalhau) e molho shoyu.

Fonte
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude/

Um comentário:

Goj disse...

Rob, a revista superinteressante desse mês saiu com uma materia legal para vc, chamada de "Chuva vermelha", quem escreve a materia é do Dr. Godfrey Louis, o site dele é: http://education.vsnl.com/godfrey, depois acessa lá.
Fui