sexta-feira, outubro 10, 2008

Radiotelescópio na Ucrânia tenta contato com ETs

Em 9 de outubro de 2008, cientistas da agência espacial da Ucrânia enviaram centenas de mensagens da Terra em direção ao planeta Gliese 581C, há 20 anos-luz de distância.

Para enviar os sinais os pesquisadores utilizaram a gigantesca antena do radiotelescópio RT-17, localizada na cidade de Evpatoria, normalmente utilizada para detecção de asteróides e observações espaciais. Ao total foram enviadas 501 mensagens, entre fotos, desenhos e mensagens de texto, que foram codificadas em formato binário.

Viajando à velocidade da Luz, a 300 mil quilômetros por segundo, as mensagens deverão chegar a Gliese 581C no ano de 2029 e caso sejam respondidas por alguma civilização, a resposta só chegará a nós em 2049. Entre os temas enviados estão o meio-ambiente, política, paz mundial e as relações familiares.


180 trilhões de quilômetros

Os sinais foram enviados às 03h00 pelo horário de Brasília e de acordo com o diretor técnico do observatório, Oli Madgett, passaram por Marte quatro minutos depois e na manhã de Sábado deixarão o Sistema Solar. Até chegar a Gliese 581C os sinais terão viajado nada menos que 180 trilhões de quilômetros.

Segundo Mark Charkin, organizador do evento e diretor do site de relacionamento que organizou o experimento, "a mensagem é uma oportunidade para que os nativos digitais de hoje possam se conectar com a ciência e com o amplo universo de uma forma simples, divertida e imersiva".


Experimento Válido

Já para o astrônomo Seth Shostak, ligado ao Instituto de Tecnologia da Califórnia, que também trabalha com busca de vida extraterrestre, é grande a chance de que os alienígenas não compreendam as mensagens, mas isso é irrelevante. "O objetivo pode simplesmente ser: bem, nós estamos aqui e somos espertos o suficiente para construir um transmissor de rádio e tentar um contato".

"Assim, se alguém está lá fora e receber nosso sinal, pelo menos vai saber que naquela direção do sistema estelar existe um planeta que vale a pena ser explorado", explicou Shostak.

Fonte
http://www.apolo11.com/

Foto
Antena do radiotelescópio RT-17, na cidade de Evpatoria, na Ucrânia, de onde partiu o sinal em direção a Gliese 581C.

6 comentários:

Anônimo disse...

o teu blog foi nomeado para uma ou mais categorias nos Prémios IdeiasFixas2. Vai até lá e vota!!

R.O disse...

Olá,
gostaria de saber se queres parceria com os meus links, destes temas também :

http://www.realidadeoculta.com
http://r-oculta.blogspot.com

http://www.vivendonamatrix.com
http://vivendo-na-matrix.blogspot.com

http://www.guia-espiritual.com

envie resposta para:
vivendonamatrix@gmail.com

abraços

Anônimo disse...

Excelente matéria. Mais um vez.. Parabéns.

Goj disse...

Rob, saiu no Globo.com: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL806233-5602,00-IMAGENS+INEDITAS+SUGEREM+PRESENCA+DE+OVNIS+NA+GRABRETANHA.html

Anônimo disse...

http://espiritoquantico.blogspot.com/
http://espiritoquantico.blogspot.com/
http://espiritoquantico.blogspot.com/
http://espiritoquantico.blogspot.com/
visite este blog . seu blog está de parabens. tem mais conteúdo que muito sitas do tema.

Unknown disse...

http://www.espiritoquantico.blogspot.com/
olá ,sou leitor fiel desse bem elaborado blog, você ou sua equipe estão de parabens, são matérias de fácil lingugem e que tiram todas as dúvidas, por exemplo a matéria sobre a partícula quantica que foi muito boa. parabens mesmo!!!
http://www.espiritoquantico.blogspot.com/